Ícone do site Jornal O Sul

Voo com Lula pousou em Brasília quase 17 horas após problema em avião presidencial no México

Comitiva do presidente precisou sobrevoar Cidade do México em círculos por cinco horas. (Foto: Reprodução/FlightAware)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou na manhã dessa quarta-feira (2) em Brasília em um avião reserva da FAB (Força Aérea Brasileira) depois que a aeronave presidencial deu pane na saída do México.

O voo com Lula a bordo sobrevoou o México por quatro horas e meia com apenas um motor na noite de terça (1º). O avião presidencial teve uma pane logo após a partida, o que fez com que um dos motores ficasse desativado.

O voo no avião reserva foi “tranquilo, sem nenhuma intercorrência”, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social). O pouso ocorreu na base aérea de Brasília às 10h16. A FAB diz ainda não saber o motivo da pane.

O avião estava gastando seu combustível em voo antes de pousar, por uma questão de segurança, segundo uma nota oficial da FAB. Passageiros contaram que o avião passou por um “tranco” logo depois de decolar. Alguns pensaram que era apenas turbulência. Mas um ruído pôde ser ouvido.

Até almoço foi servido enquanto o combustível era consumido em mais de 2.000 quilômetros percorridos, em círculos. Membros da delegação que estavam no avião informaram que Lula estava “tranquilo” e que não houve qualquer sentimento de pânico entre os passageiros.

Lula foi à Cidade do México para acompanhar a posse da presidente Cláudia Sheinbaum. No voo, ele estava acompanhado do chanceler, Mauro Vieira, do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, da ministra Cida Gonçalves (Mulheres) e das senadoras Soraya Vieira Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitão (PT-PE), além de assessores.

Piloto

O piloto do avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva declarou situação de urgência à torre de controle logo após decolagem. É o que mostra o áudio com a gravação entre o piloto e a torre.

Quando identificou o problema, o piloto chamou Lula à cabine para informar a situação. Houve tensão entre os passageiro.

No áudio gravado da comunicação, realizada em inglês, o piloto chama a torre de controle e identifica a aeronave pelo código BRS01. Na sequência, pede para fazer uma curva à direita e usa a expressão “pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

A expressão faz parte do vocabulário utilizado pelos pilotos e controladores para a comunicação durante os voos. É utilizada para situações de urgência, mas menos sérias do que o “mayday”. Após o acionamento pelo piloto, a aeronave que declara urgência é tratada com prioridade pela torre de controle.

Sair da versão mobile