Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp começa a liberar login sem autenticação por SMS no Android

Segundo a empresa, para configurar uma passkey, o celular precisa estar com o sistema operacional Android 9 ou posterior. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp anunciou que donos de celulares Android já podem fazer login no aplicativo sem precisar digitar códigos recebidos por SMS. Isso é possível porque a empresa adotou o sistema de chave de acesso (ou “passkeys”, em inglês).

O recurso substitui a autenticação de dois fatores por SMS e usa reconhecimento facial, impressão digital ou código de segurança do seu telefone para que você tenha acesso ao seu WhatsApp.

A Meta, dona do WhatsApp, disse que a função está “sendo disponibilizada gradualmente para todos os usuários de Android nas próximas semanas e meses”. Ainda não há uma data de disponibilidade para quem usa iPhone (iOS).

Como criar

Segundo a empresa, para configurar uma passkey, o celular precisa estar com o sistema operacional Android 9 ou posterior. Além disso, é preciso ter uma conta Google vinculada, ter a configuração da tela de bloqueio ativada e a versão mais recente do Google Play Store instalada. Veja como configurar:

– Abra o WhatsApp e toque nos três pontinho no topo do aplicativo;

– Em seguida, vá em “Configurações”, “Chaves de acesso” e, então, “Criar uma chave de acesso”;

– Toque em “Continuar” e ative a sua chave.

O que é chave de acesso

A chave de acesso é uma tecnologia que permite fazer logins em sites e aplicativos sem precisar informar o nome de usuário e a senha. Ela usa a impressão digital, biometria facial ou PIN (senha numérica do celular) para liberar sua entrada na conta.

A passkey uma alternativa mais fácil e segura. Isso porque a pessoa não precisa se preocupar em memorizar e gerenciar várias senhas de inúmeras plataformas disponíveis, além de eliminar a autenticação por SMS, que não é segura.

Segundo o Google, “depois que uma chave de acesso é criada, o usuário pode alternar facilmente para um novo dispositivo e usá-lo imediatamente, sem precisar se registrar novamente (ao contrário da autenticação biométrica tradicional, que exige a configuração em cada aparelho)”.

De acordo com o gerenciador de senhas 1Password, Google, Adobe, Uber, Nintendo, Nvidia, OnlyFans, PayPal, TikTok e Amazon, entre outras empresas, já estão com as chaves de acesso disponíveis.

Sair da versão mobile