Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp começa a liberar recurso de transcrição de áudio; saiba como ativar

O WhatsApp reforçou que o recurso foi disponibilizado para alguns usuários em forma de teste. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp começou a liberar para seus usuários a possibilidade de transcrever, de forma nativa, as mensagens de voz recebidas na plataforma. A novidade, que transforma o áudio em texto, oferece, ainda, uma prévia da mensagem antes mesmo do usuário dar o play para ouvir o que foi dito.

O WhatsApp reforçou que o recurso foi disponibilizado para alguns usuários em forma de teste, mas continua em desenvolvimento – ou seja, ainda não sabemos se esta será a sua versão final.

“Temos o compromisso de oferecer uma experiência simples e privada para a transcrição de mensagens. Por esse motivo, estamos testando a transcrição com alguns usuários em países selecionados enquanto continuamos a desenvolver esse recurso.”

Como ativar

Caso esteja disponível para você, ativar a transcrição de áudio em texto é simples:

– Ir nas Configurações (o acesso acontece na base do aplicativo para iOS ou nos três pontinhos, do lado direito do app para Android);

– Acessar o menu Conversas;

– Ativar a Transcrição de mensagens de voz.

Assim que o recurso for ativado, todos os áudios gravados na própria conversa do WhatsApp passarão a ser transcritos de forma automática.

Caso o usuário não queira mais ver as prévias das mensagens, basta desativar o recurso pelo mesmo caminho da ativação.

Áudios enviados na plataforma ou encaminhados como gravações não foram contemplados com a novidade.

Proteção

Mark Zuckerberg anunciou um novo recurso do WhatsApp chamado Proteção de Conversas. A nova ferramenta permitirá que as conversas sejam protegidas através da criação de senhas e de uma pasta separada, mesmo que outras pessoas tenham acesso ao aparelho. O recurso estará 100% disponível nas próximas semanas.

Para os próximos meses, haverá a proteção de aparelhos adicionais e a criação de uma senha personalizada, para que o usuário possa utilizar uma senha diferente do aparelho.

Ao utilizar a proteção, será possível remover a conversa da caixa de entrada e colocá-la em uma pasta própria, que só pode ser acessada com uma senha ou por biometria. O recurso também esconde automaticamente o conteúdo e as notificações.

Aparelhos

Outra funcionalidade, que começou a ser implementada, torna o WhatsApp mais prático. O mensageiro passará a permitir que uma só conta se conecte a diferentes celulares. A funcionalidade estará disponível tanto para aparelhos Android, quanto para IOS, nas próximas semanas.

Sair da versão mobile