Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp: como ler mensagens apagadas? Veja truque

A única questão é que não é 100% garantido ler as mensagens que são rapidamente apagadas. (Foto: Reprodução)

A pessoa envia uma mensagem para você pelo WhatsApp e depois apaga. O pior é que fica aquela curiosidade de saber o que foi escrito: talvez um “sincericídio”? Ou só uma mensagem errada mesmo? Sim, dá para ler mensagem apagada.

A boa notícia é que dá para tentar recuperar o que foi escrito em celulares Android com um recurso grátis do sistema. Infelizmente, ainda não há uma opção equivalente para quem tem iPhone.

Desde o Android 12, a plataforma conta nativamente com a função Histórico de Notificações. Como o nome sugere, quando ativada, ela guarda as notificações recebidas pelo telefone das últimas 24 horas. Ou seja, não é possível acessar mensagens apagadas dias ou semanas atrás.

O recurso pode ser usado para:

– visualizar mensagens que foram apagadas (quando funciona de forma apropriada – não é garantido que sempre vai pegar).

– ler alguma mensagem sem enviar confirmação para a outra pessoa (não funciona para áudios).

Como fazer

Vá em Configurar > Notificações > Histórico de Notificações. Lá, ative a opção, caso esteja desativada (por padrão está desativada na maioria dos celulares).

Em celulares da Samsung, o caminho é um pouco mais longo: Vá em Configurações > Notificações > Configurações Avançadas > Histórico de Notificações. Lá, ative a opção caso esteja desativada.

Para acessar o Histórico de Notificações, siga o mesmo caminho de ativar a opção. A diferença é que você verá as últimas notificações. Ao tocar sobre ela, será encaminhado para o aplicativo ou para a conversa, no caso do WhatsApp.

A única questão é que não é 100% garantido ler as mensagens que são rapidamente apagadas. Em testes, se a mensagem é apagada segundos após o envio, parece não haver tempo hábil para o sistema Android guardá-la.

Contatos

Além de testar alguns recursos que facilitam o dia a dia do usuário, o WhatsApp agora quer sugerir contatos para você iniciar uma nova conversa.

A novidade foi descoberta dentro da versão beta para Android e iOS e funciona de forma bem simples e fácil. Segundo o pessoal do WABetaInfo, sempre que o usuário rolar a página de conversas até o fim, ele deve se deparar com a nova seção chamada: “Comece a conversar”.

Com isso, o mensageiro deve sugerir pessoas que estão na lista de contatos do usuário, mas que ele não mantém contato com muita frequência.

Por enquanto, o novo recurso só está disponível para o público beta, mas ele deve ser liberado amplamente em breve, uma vez que estamos falando de uma modificação simples na estrutura do app.

Além disso, esses contatos sugeridos também devem ajudar ainda mais na missão do WhatsApp deixar de ser um simples aplicativo de conversas para adotar uma abordagem mais próxima de uma rede social.

Outros exemplos dessa mudança podem ser vistos na opção de marcar pessoas nos Status, de curtir postagens de amigos e até mesmo o compartilhamento de vídeos de até 1 minuto nos Status.

Sair da versão mobile