Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia WhatsApp não está bloqueado; vídeo sobre decisão pedindo suspensão do aplicativo é de 2015

Compartilhe esta notícia:

A mensagem começou a circular no mensageiro após a divulgação do resultado das Eleições de 2022.

Foto: Reprodução
A mensagem começou a circular no mensageiro após a divulgação do resultado das Eleições de 2022. (Foto: Reprodução)

Circula no WhatsApp um vídeo indicando que o aplicativo sofrerá um bloqueio agora em 2022, com termos relacionados tendo aumento em buscas no Google. A mensagem alega que a medida seria uma forma de coibir a organização de algumas manifestações que ocorrem no Brasil desde segunda-feira passada (31), após os resultados das eleições brasileiras. Embora o conteúdo do vídeo seja verdadeiro, ele é datado de 2015 – portanto, é fake que esteja relacionado a algum bloqueio agora em 2022.

Agências de notícia entraram em contato com a assessoria de imprensa do WhatsApp para entender se há alguma decisão do judiciário que bloqueie o aplicativo neste ano. Em resposta, a assessoria do mensageiro respondeu que “a notícia é antiga” e que “não há nenhuma determinação judicial sobre isso recentemente” – ou seja, a mensagem de que o WhatsApp será bloqueado em 2022 é falsa.

A mensagem começou a circular no mensageiro após a divulgação do resultado das Eleições de 2022, que elegeu como presidente o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva. Usuários que levaram a falsa notícia ao Twitter alegaram que a suposta medida seria uma forma de impedir a organização de manifestações contra a vitória de Lula – o que não é verdade, já que não houve pedido de bloqueio do WhatsApp pelo judiciário neste ano.

O vídeo em questão está relacionado a um bloqueio feito em 2015, quando o WhatsApp se recusou a compartilhar conversas consideradas importantes para um processo, descumprindo determinações judiciais. Na época, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo solicitou que as operadoras de telefonia do Brasil – como Vivo, Oi, Claro e TIM – bloqueassem o mensageiro pelo período de 48h.

O Google Trends, ferramenta que monitora as principais buscas feitas no Google, indicou um aumento repentino em termos como “bloqueio do WhatsApp hoje” e “WhatsApp vai parar”. Vale frisar que o conteúdo do vídeo é legítimo, mas, porque se trata de uma notícia antiga, de sete anos atrás, a sua veiculação em 2022 é considerada fake. Assim, o WhatsApp não parou de funcionar nesta terça-feira (1) – pelo menos não por decisão judicial.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Apenas 15 minutos de exercícios por semana são suficientes para evitar uma morte precoce
Amazon Music lança catálogo de 100 milhões de músicas sem anúncios para assinantes Prime
https://www.osul.com.br/whatsapp-nao-esta-bloqueado-video-sobre-decisao-pedindo-suspensao-do-aplicativo-e-de-2015/ WhatsApp não está bloqueado; vídeo sobre decisão pedindo suspensão do aplicativo é de 2015 2022-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar