Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp permitirá colocar senha e criptografar backups de conversas; veja como funciona

Tela mostra opção de backup com criptografia no WhatsApp. (Foto: Divulgação)

A criptografia de ponta a ponta oferecida nas mensagens do WhatsApp também será adotada para backups realizados no aplicativo. O lançamento será feito nas próximas semanas como um recurso opcional para usuários de iOS e Android.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) por Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, proprietário do WhatsApp.

Com a mudança, o aplicativo terá mais uma camada de privacidade. Assim, além das etapas de envio, trânsito e recebimento, a proteção adicional também envolverá backups salvos no dispositivo e em serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive e iCloud.

O backup com criptografia de ponta a ponta será acessível apenas para o usuário que o criou. Ninguém, nem mesmo o WhatsApp, poderá visualizar o conteúdo.

O aplicativo, que conta com mais de 2 bilhões de usuários, afirma que nenhum outro serviço com a sua escala fornece esse nível de segurança para as mensagens dos usuários.

Como funciona o backup criptografado do WhatsApp

Os usuários que habilitarem o backup com criptografia de ponta a ponta receberão uma chave de criptografia com 64 dígitos, que será usada para liberar o acesso ao arquivo armazenado na nuvem.

Para facilitar, o WhatsApp permitirá criar uma senha pessoal para uma espécie de cofre, que armazenará a chave de 64 dígitos.

Depois, para criar ou recuperar um backup, será preciso seguir estes passos: Inserir a senha pessoal para acessar o cofre; Após a liberação, o aplicativo vai informar a chave de criptografia; Com a chave, basta informá-la para enviar ou receber um backup da nuvem.

Sem WhatsApp

A partir do dia 1º de novembro, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp vai deixar de funcionar em diversos smartphones. O próprio WhatsApp liberou a consulta a uma lista de 40 celulares que muito em breve deixaram de ter acesso ao mensageiro.

Segundo especialistas, a lista disponibilizada, se refere a celulares considerados ultrapassados demais para continuar recebendo atualizações para que o aplicativo funcione normalmente e de maneira mais segura.

Com relação aos celulares com o sistema Android, todos os smartphones com versões mais antigas que a 4.1 deixaram de ter acesso ao WhatsApp. No caso dos smartphones com sistema iOS, os celulares com sistema iOS 10 e KaiOS 2.5,1 não poderão mais utilizar o WhatsApp.

Sair da versão mobile