Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de junho de 2024
Uma das aplicações de mensagens mais utilizadas no mundo é o WhatsApp, que tem a função de manter a comunicação entre diferentes pessoas, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, que precisam trocar informações de forma imediata.
Além disso, pode ser divertido para conversas entre entes queridos, permitindo o compartilhamento de fotos, vídeos, áudios, criação de stickers, envio de mensagens temporárias, publicação de histórias e até a criação de enquetes dentro de chats em grupo.
Este aplicativo recebe atualizações constantes que melhoram a experiência dos usuários, especialmente em termos de segurança e outros serviços úteis para comunicações mais profissionais.
Uma das ferramentas do WhatsApp é a transcrição de mensagens de voz, que permite aos usuários obter um texto escrito do conteúdo de um áudio, útil em ambientes ruidosos onde é difícil ouvir o que a outra pessoa está comunicando.
A empresa está trabalhando para aprimorar a experiência dos usuários desta ferramenta, como revelado pelo WaBetaInfo, que indicou que agora seria possível traduzir notas de voz com essa opção, eliminando a necessidade de aplicativos de terceiros para identificar o conteúdo dos mensagens.
Essa função poderia funcionar como um tradutor em tempo real; por exemplo, se você receber uma mensagem de voz em um idioma que não entende, o aplicativo poderá transcrevê-la para o idioma que você utiliza.
De acordo com o WaBetaInfo, a função será capaz de identificar o idioma da mensagem de voz para transcrevê-la inicialmente nos idiomas disponíveis, como inglês, espanhol, português, russo e hindi.
É importante destacar que esta ferramenta está disponível apenas na versão beta número 2.24.13.8 para dispositivos móveis Android, o que significa que está em fase de teste e pode não estar disponível para todos os dispositivos até a próxima atualização.
Migração de empresas para o WhatsApp
À frente de uma das pioneiras dos chatbots no Brasil, a Blip (ex-Take Blip) aposta que a inteligência artificial generativa vai reforçar a migração de empresas para o WhatsApp.
O app representa mais de 90% dos negócios da companhia, que ajuda grandes marcas como Itaú e Coca-Cola a interagirem com consumidores via chat. São mais de 9 milhões de interações por dia. A companhia – na qual o fundo Warburg Pincus investiu US$ 170 milhões – diz ter crescido 40% em 2023, terminando o ano com receita anualizada de R$ 780 milhões.
Por que apostar no WhatsApp como centro da relação entre cliente e marcas?
Começamos a apostar que o WhatsApp viraria uma plataforma aberta em 2014. Demorou quatro anos, mas, quando houve a abertura, estávamos bem posicionados para a avalanche de empresas que queriam estar lá. Isso ancorou nosso crescimento, já que, como as pessoas já estavam lá, o WhatsApp virou o canal preferencial do consumidor. E agora entramos em um novo capítulo.
Qual?
O da chegada do ChatGPT. A mistura da inteligência artificial generativa com o WhatsApp é um fenômeno imparável porque vai transformar a relação entre consumidores e empresas. Ele acelera tremendamente a adoção de funcionalidades e o volume de interações.