Ícone do site Jornal O Sul

WhatsApp vai bloquear opção de fazer prints em fotos de contatos

Aplicativo permite encaminhamento de reclamações sobre energia, limpeza e saneamento, dentre outros tópicos. (Foto: EBC)

Uma futura atualização do WhatsApp deve incluir um novo recurso de segurança para acrescentar novas camadas de privacidade aos usuários. Não é mais possível tirar print da foto de perfil de qualquer contato no WhatsApp pelo IOS. Ao abrir a imagem e tentar a captura de tela, o mensageiro informa que não é possível concluir a ação.

A mudança apareceu na versão beta 24.12.10.74, com o objetivo de diminuir os riscos de compartilhamento e distribuição não autorizados de imagens pessoais.

Segundo a empresa, embora as pessoas ainda possam usar outros dispositivos ou câmeras para capturar a imagem, “bloquear o recurso de captura de tela dentro do aplicativo reduzirá significativamente o compartilhamento não autorizado de fotos de perfil”.

A mudança ainda não foi oficialmente anunciada pela Meta, mas já está presente na versão do aplicativo para Android desde março deste ano.

Sugestão de figurinhas

Às vezes, um recurso testado em um software é removido e retorna tempos depois com ajustes. Essa é a situação de uma função experimental do WhatsApp que sugere figurinhas (stickers) quando o usuário seleciona emojis em uma conversa.

O tal recurso mostra figurinhas cuja temática é associada com o emoji selecionado. Se emojis servem para expressar sentimentos ou reações, permitir que stickers relacionados sejam usados para transmitir a mesma intenção deve agradar aos usuários que gostam que enriquecer conversas com imagens.

Sim, algo parecido já existe no Telegram, por exemplo. Mas não é de hoje que os desenvolvedores do WhatsApp adicionam ao mensageiro recursos disponíveis em serviços rivais.

De acordo com o WABetaInfo, site que costumeiramente reporta funções futuras do serviço de mensagens, o modo de sugestões de figurinhas foi encontrado originalmente na versão beta do WhatsApp 2.23.14.16 para Android, mas foi removido devido a “feedbacks negativos”.

Eis que, nesta semana, o veículo encontrou uma funcionalidade similar na versão versão beta 2.24.13.9 do WhatsApp, novamente para o Android. A novidade é uma função que permite ao usuário ativar ou desativar sugestões de stickers com base em emojis quando uma mensagem é digitada.

O provável benefício dessa abordagem é permitir que o usuário escolha uma figurinha condizente com o assunto tratado na conversa sem ter que abrir a área de stickers. Mas o recurso também pode irritar algumas pessoas, o que explica a opção de as sugestões serem desativadas.

Sair da versão mobile