O WhatsApp ficou verde para usuários do iPhone (iOS). Desde fevereiro, muitos internautas publicam no X (antigo Twitter) comentários sobre a mudança. Alguns elogiam, outros reclamam do novo visual. Nesta semana, o assunto chegou aos Trending Topics, após a atualização aparecer para mais usuários. No sistema da Apple, o mensageiro tinha detalhes menos coloridos, predominante em tons de azul e preto, o que motivou um aumento de buscas sobre maneiras de mudar a cor do WhatsApp. Apesar da alternativa já ter sido testada na versão Beta do app, até o momento não foi lançada uma forma nativa de fazer a mudança.
Felizmente, há algumas formas de personalizar a aparência do aplicativo, que está disponível para Android e iPhone (iOS), e torná-lo mais “a cara” do usuário. Algumas funcionalidades de alteração são próprias do app, mas também há a possibilidade de utilizar aplicativos terceiros, que não são recomendados. A seguir, confira alternativas e como usar.
1.Usar as opções de modo claro ou escuro
Uma opção para quem deseja modificar a interface do WhatsApp são os recursos de modo claro e escuro. Essas funcionalidades permitem que o usuário utilize o aplicativo mensageiro com muito mais conforto, dependendo da luminosidade do local onde está. Com o modo escuro, por exemplo, o dispositivo pode ser usado em locais com pouca luz e durante a noite, além disso, também pode ajudar a economizar a bateria do seu aparelho. Esses recursos estão disponíveis para dispositivos Android e iPhone (iOS).
Para dispositivos Android, toque no ícone “três pontinhos”, vá em “Configurações”, “Conversas” e logo após “Tema”. Após isso, selecione a opção que deseja e toque em “OK” para ativar. A opção de modo Automático (sistema), o WhatsApp irá seguir a configuração do seu aparelho. Para ver as configurações do seu aparelho, vá em “Configurações” do seu dispositivo, toque em “Visor” e ative ou desative o modo escuro.
Para dispositivos iPhone (iOS), vá em “Ajustes” no aparelho e toque em “Tela e Brilho”. A seguir, vá em “Aparência” e selecione a opção desejada. A opção Automática ativa o modo escuro automaticamente em um determinado horário. Nessa opção você poderá marcar uma hora já definida ou agendar.
2. Mudar o plano de fundo das conversas
Outra forma de deixar o seu WhatsApp mais personalizado é trocando o papel de parede das conversas. Nesse recurso, o usuário poderá usar imagens do próprio app ou da sua própria galeria. A funcionalidade ainda permite escolher papéis de parede para os temas claro ou escuro e configurar a luminosidade do papel de parede no tema escuro. Além disso, também há a possibilidade de trocar o papel de parede de todas as conversas de uma única vez ou personalizar a conversa individualmente. O processo para trocar o papel de parede o WhatsApp é simples e rápido e funciona igualmente para dispositivos Android e iPhone (iOS).
Para mudar o papel de parede de todas as conversas, primeiro toque nos três pontinhos no canto superior direito, vá em “Configurações”, depois em “Conversas” e “Papel de parede”. Caso esteja usando o tema escuro, você pode usar a barra deslizante para ajustar a luminosidade do seu papel de parede atual. Após isso, toque em “Mudar” e selecione uma categoria e toque na imagem que você deseja usar como papel de parede. Caso queira usar o papel de parede padrão do WhatsApp, toque em “Papel de parede padrão”. Para finalizar, toque em “Definir”.
Mudar o papel de parede de uma conversa específica abra conversa na qual você deseja mudar o papel de parede e toque nos três pontinhos no canto superior direito, depois vá em “Papel de parede”. Depois, toque em “Mudar”, selecione uma categoria e toque na imagem que você deseja usar como papel de parede. Caso queira usar o papel de parede padrão do WhatsApp, toque em “Papel de parede padrão”. Para finalizar, toque em “Definir”. Selecione a opção “Esta conversa” e pronto, seu papel de parede foi trocado.
3. Baixar apps de terceiros
Não existe a possibilidade de fazer a mudança das cores nativamente no próprio WhatsApp, por isso muitos usuários recorrem a versões modificadas do aplicativo original que oferecem essa funcionalidade, entretanto, o uso desses apps não é recomendado. Os chamados aplicativos APK (Android Package Kit, em inglês) são arquivos que possuem o código-fonte original modificado e não são encontrados nas lojas oficiais de aplicativos, como Google Play Store e Apple Store.
Os aplicativos disponíveis em formato APK oferecem diversos riscos. São mais suscetíveis à invasão de hackers, podem corromper o smartphone e afetar o desempenho do sistema. Além disso, esses softwares maliciosos podem roubar informações pessoais do usuário, acessar senhas, mensagens e arquivos. Por esses motivos, o ideal é não os utilizar e fazer mudanças permitidas no próprio WhatsApp original.