Em busca de trazer uma discussão e propostas frente às dificuldades e avanços para o cenário econômico do Rio Grande do Sul no pós-enchente, a 10ª edição do Fórum Oportunidades da Economia abordará as principais ações do Plano Rio Grande. O Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que atingiram o estado em 2024, deixando mais de 600 mil pessoas fora de suas casas.
O Fórum ocorrerá no dia 7 de novembro, às 14h, no auditório do Ministério Público do Estado, em Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, explica que, para além das ações de combate às consequências das enchentes, o trabalho realizado pela sua pasta visa deixar o Rio Grande do Sul mais atrativo para investimentos. Ele será o responsável pelo encerramento dos debates.
“Nós estamos com o Plano Rio Grande fazendo uma série de ações, que é o plano que está norteando a reconstrução do Estado. Mas estamos avançando também na consolidação de investimentos. Nós estamos trabalhando também para que tenhamos um Estado cada vez com menos burocracia, com mais facilidade, com mais segurança jurídica. E também um Estado que continue fazendo investimentos em infraestrutura, melhorando a segurança pública, a educação, na inovação também, nós temos aí um grande potencial aqui no nosso Estado”, explica o secretário.
O Plano Rio Grande atua em três frentes: a curto, médio e longo prazo. As ações emergenciais visam restabelecer serviços essenciais e promover a recuperação imediata, como limpeza, realocação temporária e desobstrução de vias, com projetos coordenados pelo Gabinete do Vice-Governador Gabriel Souza e duração de 3 a 7 meses. Os desafios incluem integrar iniciativas existentes, aprimorar dados municipais e consolidar protocolos de resposta.
A iniciativa chamada ‘Reconstrução’ é focada em ações de médio prazo, para a recuperação da infraestrutura logística: rodovias, portos e aeroportos, escolas, unidades de saúde, prédios e equipamentos públicos, presídios e terminais de transporte metropolitano. O cronograma com macro etapas e entregas ocorre em cada ciclo de 60 dias.
Por fim, o plano integra a ação ‘Rio Grande do Sul do Futuro’ com medidas a longo prazo. Essa frente tem como metas a reconstrução da infraestrutura, o fortalecimento da economia local, o aumento da eficiência dos serviços públicos e das estratégias de resiliência climática, intensificando projetos relacionados à sustentabilidade e aos compromissos ambientais do Estado. Esse eixo é coordenado pelo governador Eduardo Leite.
O X Fórum Oportunidades da Economia é uma iniciativa da Rede Pampa em parceria com Banrisul, Icatú e Rio Grande Seguros, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O evento contará com transmissão ao vivo pela Rádio Liberdade, pelo canal no Youtube da TV Pampa e pelo site www.forumoportunidadeseconomia.com.br.
O evento é direcionado a prefeitos, secretários estaduais e municipais ligados ao desenvolvimento, tribunais de Contas, Justiça e Ministério Público, empresários do Trade Turístico, além de profissionais de imprensa e demais interessados no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e limitadas até o dia 6/11 também pelo site www.forumoportunidadeseconomia.com.br.