Terça-feira, 26 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política X tem até 21h29 desta sexta-feira para comprovar representante legal no Brasil, informa Supremo

Compartilhe esta notícia:

Alexandre de Moraes deu o prazo de 24 horas para que a rede social comprove a representação legal.

Foto: Reprodução
O ministro também confirmou que a rede social acatou a exigência feita anteriormente para que perfis fossem bloqueados. (Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta sexta-feira (20) que a rede social X tem até as 21h29 para indicar se, de fato, tem um representante legal no Brasil. O X está suspenso no Brasil desde 31 de agosto por descumprir lei que prevê que, para atuar no Brasil, empresas internacionais devem ter um representante no País.

Nesta quinta-feira (19), Alexandre de Moraes deu o prazo de 24 horas para que a rede social comprove a representação legal. Uma das exigências para que o serviço seja retomado no Brasil é que tenha um representante formal, como exige a lei.

Advogados que acompanham as tratativas pelo lado da rede social afirmam que há expectativa de que o X cumpra nesta sexta a determinação do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado tomou a decisão depois de o X indicar ao STF que tinha contratado os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal, de São Paulo, para representar a rede social em processos na Corte.

Não há sanção prevista caso o X não comprove que constituiu representantes legais no Brasil até o fim do prazo. Mas, se a determinação não for cumprida, o STF não vai considerar os advogados como representantes nos processos na Corte.

Em despacho nesta quinta, Moraes afirmou que o X não forneceu “nenhuma comprovação do retorno das atividades” da empresa – “nem tampouco da regularidade da constituição de seus novos representantes legais ou mesmo de seus novos advogados”.

“Não há, portanto, qualquer prova da regularidade da representação da X BRASIL INTERNET LTDA. em território brasileiro, bem como licitude da constituição de novos advogados”, diz Moraes.

A falta de definição de representantes legais no Brasil foi um dos agravantes apontados por Alexandre de Moraes na decisão que levou à suspensão do X em todo o território nacional, no fim de agosto.

Caso a rede social comprove a representação legal, o fim da suspensão não será automático. Para o X voltar ao ar, será necessária uma nova decisão do STF nesse sentido.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

“Venha para a Venezuela, para ver se você é mesmo louco”, diz ministro de Maduro ao presidente da Argentina
Biden expressa otimismo por acordo de paz no Oriente Médio
https://www.osul.com.br/x-tem-ate-21h29-desta-sexta-feira-para-comprovar-representante-legal-no-brasil-informa-supremo/ X tem até 21h29 desta sexta-feira para comprovar representante legal no Brasil, informa Supremo 2024-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar