Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 25 de fevereiro de 2024
Com o tema “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”, evento acontece de 27 a 29 de fevereiro.
Foto: Gustavo Mansur/SecomEm uma promoção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Assembleia de Verão 2024, maior evento municipalista do litoral gaúcho, acontece de 27 e 29 de fevereiro, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá.
Com o tema “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”, o evento irá reunir gestores municipais de todo o Rio Grande do Sul, governo do Estado, autoridades e parceiros para debater o desenvolvimento dos municípios gaúchos.
Para melhor receber os gestores e participantes do evento, o credenciamento terá início nesta terça-feira (27), das 18h às 20h. Após, será realizado um happy hour.
Nesta quarta (28), a manhã será reservada para abertura oficial do evento. Às 8h está marcada a abertura da Feira dos Expositores, espaço que contará com a presença de mais de 30 empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços.
Às 9h30 acontece a Cerimônia de Abertura, que contará com a presença de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado, governo federal, além do governador Eduardo Leite e vice-governador Gabriel Souza.
Ainda na quarta pela manhã, será realizada a assinatura do Termo de Colaboração do Programa Imuniza Escola, iniciativa da Secretaria de Saúde do RS. Na sequência, um painel irá tratar sobre o acesso ao novo sistema do governo federal que trata de formação de conselheiros titulares, que será apresentado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Já na parte da tarde, o evento retorna com um painel do INSS, que abordará itens como acordos de cooperação técnica, INSS digital e imóveis e permutas com os municípios. A programação também contará com a discussão sobre a municipalização da Educação, abrangendo aspectos de planejamento, organização e competências previstas com a possível migração da responsabilidade pelo Ensino Fundamental.
Ainda no primeiro dia de evento, a Famurs fará a apresentação do selo comemorativo aos 20 anos da Escola Famurs; a Planalto Transporte apresentará soluções de transporte para tratamento fora de domicílio, que correspondem a uma economia de 50% aos cofres públicos, e a Secretaria Nacional de Habitação apresentará novidades do programa Minha Casa, Minha Vida.
À noite, prefeitos e autoridades serão recepcionados no tradicional Jantar dos Prefeitos, que acontecerá no mesmo local, a partir das 20h30.
Na quinta-feira (29), o primeiro painel terá como tema o financiamento e o direito à educação. Na sequência, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) fará uma explanação sobre orientações a respeito do encerramento de mandato; o senador Luís Carlos Heinze irá discutir sobre caminhos e soluções para os recursos hídricos no estado, e, após, será realizado o ato que marcará os 30 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS), destacando o papel do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na intersetorialidade com a Educação.
O evento encerrará com um painel que irá apresentar as condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral, momento em que será distribuído uma cartilha produzida pela Famurs a fim de auxiliar os gestores a prevenir atos que possam se caracterizar como ilícitos na esfera eleitoral, elencando ações que podem ou não podem ser praticadas.
As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas no site www.sympla.com.br. A programação completa está disponível no mesmo endereço.
Encontro Mulheres na Política
Paralelo à Assembleia de Verão, na quarta-feira, a coordenadoria de Gênero vai promover um encontro de mulheres que atuam na política. O seminário “Atuação Singular: A proeminência distinta da mulher nos espaços de poder” acontece das 9h às 16h30, também na Saba.
O painel de abertura irá tratar do impacto da participação feminina na política municipalista.
Durante o dia, ainda será discutido sobre a atuação política e social dos gabinetes das primeiras-damas; as boas práticas dos municípios voltadas à rede de proteção à mulher, vencedoras da 5ª edição Prêmio Boas Práticas; a importância da rede de proteção à mulher e grupos vulneráveis; o impacto das ações do gabinete da primeira-dama nas eleições municipais, e sobre estratégias para conquista de recursos para os municípios.
As inscrições para o encontro são gratuitas e estão disponíveis em www.sympla.com.br.