Segunda-feira, 21 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Zelensky diz que os bombardeios russos na Ucrânia chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país propõe cessar-fogo de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação. (Foto: Reprodução)

Em nova publicação no X (antigo Twitter), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que os bombardeios russos chegaram a 1.355. “Já houve 67 ataques russos contra nossas posições em várias direções, com o maior número na direção de Pokrovsk. Houve um total de 1.355 casos de bombardeios russos, dos quais 713 envolveram armamento pesado”, escreveu, citando relatório do comandante-chefe do exército do país, Oleksandr Syrskyi.

Zelensky também disse que a Ucrânia propõe cessar-fogo de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação. “A Ucrânia propõe o fim de qualquer ataque com drones e mísseis de longo alcance contra a infraestrutura civil por um período de pelo menos 30 dias, com a possibilidade de prorrogação.”

O presidente ucraniano também afirmou que, “se a Rússia não concordar com essa medida, isso será uma prova de que ela pretende continuar fazendo apenas coisas que destroem vidas humanas e prolongam a guerra”, acrescentou na publicação.

Desde que o acordo de cessar-fogo durante o feriado de Páscoa foi proposto pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, no último sábado (19), Zelensky afirma que os bombardeios continuam na Ucrânia, publicando em sua conta no X dados sobre os ataques.

“Desde a manhã de Páscoa, podemos dizer que o exército russo está tentando criar uma impressão geral de cessar-fogo, mas em alguns lugares não abandona tentativas individuais de avançar e infligir perdas à Ucrânia”, disse Volodymyr Zelensky em suas redes sociais.

A Rússia retomou nessa segunda-feira, 21, os ataques aéreos com drones e mísseis ao leste e ao sul da Ucrânia, afirmam as autoridades ucranianas. Uma casa e uma fábrica de alimentos, que pegou fogo, foram atingidas. Não foram contabilizadas vítimas.

Os ataques foram retomados por volta das 4h57 da manhã desta segunda (23h57 do domingo no horário de Brasília).

Moscou e Kiev haviam acordado uma trégua de Páscoa, mas trocaram acusações de que ambos os lados terem violado o cessar-fogo, que terminou no domingo, 20.

Segundo o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, a Rússia violou a trégua mais de 2 mil vezes, mas diz que não houve alertas de ataque aéreo no território do país e propôs estender a interrupção dos bombardeios.

“Não houve alertas de ataque aéreo hoje”, disse Zelensky, propondo “cessar o bombardeio com drones e mísseis de longo alcance contra infraestrutura civil por um período de 30 dias”.

Putin anunciou inesperadamente uma “trégua humanitária” de 30 horas para a Páscoa no sábado, 19, entre 18h00 de sábado e meia-noite de domingo (horário local). Zelenski respondeu no sábado prometendo respeitar o cessar-fogo. As informações são da agência de notícias AFP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Esperamos que Rússia e Ucrânia façam um acordo esta semana”, diz Trump
Dólar despenca mundialmente após Trump anunciar plano de demitir o diretor do banco central americano
https://www.osul.com.br/zelensky-diz-que-bombardeios-russos-na-ucrania-chegam-a-1-355-e-propoe-cessar-fogo/ Zelensky diz que os bombardeios russos na Ucrânia chegam a 1.355 e propõe cessar-fogo 2025-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar