Ícone do site Jornal O Sul

Zona Sul de Porto Alegre terá novo mutirão para castração gratuita de cães e gatos

Prefeitura receberá inscrições a partir da próxima segunda-feira. (Foto: Joel Vargas/Arquivo PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre realizará em breve um novo mutirão para castração gratuita de cães e gatos na Zona Sul da cidade. Com inscrições entre a próxima segunda (21) e quinta-feira, a ação contemplará os bairros Aberta dos Morros, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.

Interessados devem se dirigir à subprefeitura Sul, localizada na avenida Eduardo Prado nº 1.921 (loja 5), das 9h ao meio-dia e das 14h às 16h. Os tutores precisam ter idade mínima de 18 anos, apresentar documento com foto e comprovante de residência. O serviço é limitado a cinco animais por pessoa.

Outra exigência é de que os bichinhos tenham ao menos cinco meses de vida. Fêmeas, por sua vez, não podem estar no cio e nem em fase de amamentação de filhotes.

Nos mutirões realizados em quatro áreas da capital gaúcha (incluindo os bairros Partenon, Cruzeiro e Cristal) durante a última semana de julho, foram castrados e microchipados 560 animais de estimação. Os cães também receberam coleira antiparasitas, que previne pulgas, carrapatos e leishmaniose.

As ações fazem parte de projeto prioritário do Gabinete da Causa Animal de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

“Brechocão”

Das 9h às 16h deste domingo (20), a prefeitura realiza mais uma edição da feira “Brechocão”. Trata-se de uma das mais tradicionais iniciativas em prol dos “pets” na capital gaúcha, sempre na calçada da avenida Osvaldo Aranha entre o Parquinho da Redenção e o auditório Araújo Vianna (bairro Bom Fim).

São aproximadamente 30 estandes com itens de vestuário masculino e feminino, além de calçados, bijuterias, acessórios de beleza, bolsas, carteiras, utensílios domésticos, eletrônicos e artigos usados para animais.

Os valores obtidos com a venda dos produtos são destinados à cobertura de despesas de protetores de “pets” com alimentação, albergagem e atendimento veterinário de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Também são aceitas doações para as feiras seguintes. Isso inclui desde artigos de brechó até ração e utensílios como potes, cobertas, medicamentos, jornais e papelão, que podem ser entregues no local até as 13h. Em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo seguinte.

Desde agosto do ano passado, a “Brechocão” tem duas edições por mês, no segundo e terceiro domingos. Quando o clima não colabora, o evento costuma ser adiado para o fim de semana seguinte – eventuais mudanças são comunicadas pela administração municipal nas redes sociais e no site prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile